sábado, 17 de março de 2012

Aldri Anunciação e o março de Namíbia,Não!

"Muito feliz com a agenda do nosso espetáculo este mês. Coisas muito bacanas e que têm tudo a ver com o objetivo do projeto Namíbia, Não!. Para começo, a apresentação a preço popular no projeto “Domingo no TCA”, no dia 4 de março, foi maravilhosa! É sempre uma honra pisar no palco de um teatro de excelência, principalmente considerando o valor simbólico do ingresso. Ter visto que 2 sessões seguidas do espetáculo tiverem lotação esgotada, saber que ainda tinha gente pedindo uma terceira sessão, comprova que  baixo valor de ingressos e qualidade de peças teatrais não precisam estar dissociados.

Muitas vezes a simplicidade de uma encenação proporciona um encontro muito significativo entre atores e público. O caráter educativo e de formação de plateia faz do projeto “Domingo no TCA” um verdadeiro sucesso!

Dia 29 de março, às 19h, participarei de um outro projeto do mesmo teatro, o Conversas Plugadas, na Sala do Coro. Falarei sobre como foi construir o texto de Namíbia,Não!, o que me inspirou, quais elementos usei, como é vê-lo ganhar vida no palco, permitir que o diretor interfira na dramaturgia em busca da  dinâmica de cena, e perceber o sucesso registrado por todos os lugares onde se apresenta.

Logo após o bate-papo, faremos juntos o lançamento do livro Namíbia,Não!, no foyer da Sala do Coro. É isso: vem aí um novo livro, com o texto revisado da peça, encardernado numa edição de luxo (capa dura, miolo colorido, em papel starmax), com várias fotos das diversas sessões especiais que a peça fez pelo país. Vejo tudo isso como uma atividade educativa, que pretende incentivar a leitura e estender a ação do teatro, para além dos palcos. A edição da obra Namíbia, Não! me deixa feliz por estimular mais uma vez o interesse pelo teatro através de um outro caminho, que é a leitura.


Além de pensar o  teatro como uma arte para ser vista - e  mesmo convivida, na medida em que a plateia participa do espetáculo, conforme a tensão criada entre a cena e o público - acredito também que é  uma arte para ser lida. A leitura solitária de um texto de teatro pode proporcionar um entendimento singular; o leitor tem a oportunidade de alongar ou encurtar pausas, colorir as partes dramáticas ou mesmo criar hiatos na ação do texto, tornando-se um “diretor” daquela obra escrita.

Por hoje, é o que tenho a compartilhar com vocês. Espero que todos os que leem este blog estejam presentes no lançamento do livro Namíbia,Não! e ao bate-papo do Conversas Plugadas, ambos no dia 29 de março de 2012, a partir das 19h. Agradeço ao público que prestigiou o espetáculo dentro do Projeto Domingo no TCA e espero revê-los em breve. Abraços,
Aldri Anunciação"

Um comentário:

Unknown disse...

EU ACREDITO QUE VALE APENA VER ESTE ESPETÁCULO, AFINAL NOS TEMOS A OBRIGAÇÃO DE VALORIZAR O QUE TEMOS DE MELHOR ALÉM DA NOSSA MUSICA E NOSSA CULTURA. VAMOS VALORIZAR CADA VEZ MAIS A NOSSA BAHIA E SEUS VALORES CULTURAIS. ALDRY É GENTE NOSSA. É FILHO DA TERRA. ESTA FAZENDO FALTA NAS TELAS DE TV. RECEBA UM GRANDE ABRAÇO ALDRY. MIRANDA.