terça-feira, 26 de março de 2013

“Namíbia, Não!” encerra temporada em Salvador e se prepara para 3 apresentações em Portugal

Este fim de semana é a última oportunidade para baianos conferirem a peça que há 2 anos faz sucesso em todo Brasil

foto: Jamile Amine | Comunika Press

Está chegando ao fim a temporada de Namíbia, Não! em Salvador. A montagem faz seu último fim de semana no Teatro Sesc Casa do Comércio (Caminho das Árvores), sábado e  domingo, dias 30 e 31 de março, às 21h e 20h, respectivamente. No mês de maio, a convite da Funarte, segue para 3 apresentações na Cidade do Porto, pelas comemorações do "Ano do Brasil em Portugal".

"Temos viajado pelo país com a peça, mas realizar a temporada de comemoração dos dois anos de em Salvador, cidade onde esse espetáculo nasceu, teve um sabor especial. O público baiano pôde rever a história, e aqueles que ainda não tinham prestigiado essa comédia reflexiva, tiveram nova oportunidade. Contamos com a presença do ator Sérgio Menezes,  amigo e parceiro de outros espetáculos, que entrou consoco pra fazer Namíbia, Não! com toda garra e talento. Que venham as novidades que o tempo nos dará!", declara Aldri Anunciação, ator e autor do texto do espetáculo.

O argumento parte da seguinte situação hipotética: o ano é 2016 e o governo brasileiro decreta que todos os cidadãos de melanina acentuada sejam deportados para um país da África. Com humor e inteligência, a partir do confinamento de 2 primos em um apartamento por causa desta absurda Medida Provisória, o espetáculo provoca uma discussão sobre a situação do negro no Brasil atual.

Namíbia,Não! é dirigida por Lázaro Ramos, estreou em março de 2011 no Teatro Castro Alves, em Salvador, e já se apresentou em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Fortaleza e Brasília. Desde o seu lançamento contabiliza mais de 35 mil espectadores.

Premiações recebidas e texto debatido em Colóquio na Alemanha
Desde sua estreia Namíbia,Não! tem acumulado importantes consagrações, validando sua
qualidade artística. Contemplada com os Prêmios Braskem de Teatro 2011 e Myryam Muniz
2010, ambos na categoria Melhor Texto (autoria de Aldri Anunciação), recebeu recentemente
o Prêmio Portal R7 de Melhor Texto de Teatro em 2012, escolha que deu-se através de
votação popular, tendo mobilizado mais de 100 mil votantes.


O texto de Namíbia, Não!, de Aldri Anunciação, foi  tema de palestra em Colóquio Internacional Sobre Literatura Brasileira Contemporânea realizado em parceria pela Freie Universität de Berlin, Université Paris-Sorbonne (França) e Universidade de Brasília, em Berlim, dias 11 e 12 de março de 2013, na Alemanha. Neste evento, a dramaturgia negra brasileira foi objeto de estudo e teve destaque no exterior. Em breve, o texto da peça poderá ser traduzido e publicado em alemão.

Em maio, como parte das comemorações do Ano do Brasil em Portugal, Namíbia,não! se apresentará na Cidade do Porto, a convite da Funarte.

Nenhum comentário: