domingo, 8 de setembro de 2013

O que pensa o público de Namíbia, Não! - questões de recepção.

Bárbara Heliodora, a temida crítica de teatro brasileira, especialista em Shakespeare e que faz o ator mais experiente tremer no palco ao vê-la na plateia disse em 2011, quando Namíbia, Não! estreou no Rio de Janeiro: "Uma grata contribuição à dramaturgia brasileira e com certeza faz pensar."
Pronto, era o aval que faltava para que o espetáculo figurasse entre as mais importantes produções teatrais dos últimos tempos no Brasil. Por sua importância político-social, mas, também, por trazer importantes inovações dramatúrgicas no que diz respeito ao teatro político no Brasil.
São quase três anos de trajetória e resolvemos reunir outras opiniões, assim como as da senhora Heliodora, de espectadores do espetáculo. A maior parte das mensagens foi recebida através da rede social Facebook. (Os nomes dos autores não serão citados exceto Paulo Henrique Amorin que postou seu comentário no seu próprio site.)

"Olá Aldri! Fiquei muito encantada com a peça ontem! Já esperava que fosse muito boa, mas superou minhas expectativas.. e a forma como aquele teatro contribuiu para isso, tive uma vivência diferente, mergulhei mesmo na peça e me senti parte dela. Como se eu estivesse dentro do apê com vocês, pensando no que fazer! as vezes dava até vontade de dar minha opinião kkkkk"

"Parabéns pelo belíssimo texto e pela atuação impecável! Você é GRANDE!!! Ficarei de olho nos seus próximos trabalhos!"

"Uma coisa que me chamou a atenção foi o cenário. Achei muito interessante a ideia, tudo branco. Como você falou que podíamos mandar perguntas, aí vai: Como foi esse processo de criação do cenário? De quem foi essa ideia e qual a intenção? Forte abraço."

"Ontem a noite eu e meu noivo fomos assistir a peça. Eu já havia assistido em Salvador e queria muito que ele tivesse a oportunidade de assistir uma apresentação tão interessante e reflexiva como " Namíbia, Não!". Parabéns aos atores e a toda sua equipe."

"Gostaria de parabenizar a todos os envolvidos com "Namibia, Nao!" pelo brilhante espetáculo! Texto inteligente e engraçado, atuação impecável e nos leva a refletir sobre as diversas questões abordadas. Com certeza, foi uma excelente escolha prestigia-los!"

"Namíbia,não!" precisa vir para o interior do estado de São Paulo! O que é preciso p/ isso?Contem conosco neste movimento..Abç"

"PEÇA FANÁSTICA, ESSE DOMINGO VALEU MUUUUUUUUUUUUUUITO A PENA SAIR DE CASA!"

"Eu recomendo o espetáculo teatral, um texto belíssimo, do autor Aldri Anunciação, e uma interpretação magnífica de Sergio Menezes, enfim, a interpretação dos fatos podemos dizer que os atores são excelente.
Parabéns para toda Produção pelo magnifico trabalho. E para o diretor Lazaro Ramos."

"este ansioso blogueiro voltou ao TCA para assistir à desafiadora e intrigante peça Namíbia, Não !, do baiano Aldri Anunciação. O entrecho se sustenta na hipótese de o Governo baixar uma Medida Provisória e obrigar todos os brasileiros de “melanina acentuada” a voltar para o país africano que escolhesse.
Seria uma forma de impedir uma indenização pela escravidão dos de melanina acentuada.
(Será uma homenagem dissimulada ao Ali Kamel ?) A cunhada Geovana insistiu.
Este ansioso blogueiro temia assistir a peça de autor estreante e de diretor idem.
Geovana estava certa.
A peça é ótima.
O atores Aldri e Flavio Bauraqui passam drama, tensão, humor – e revolta.
E o Lázaro Ramos vai ser um diretorzaço.
Encontra soluções brilhantes e demonstra conhecer a suave magia do teatro.
Lázaro, traga o Namíbia, Não ! para o Rio e São Paulo." (Paulo Henrique Amorin - 
http://www.conversaafiada.com.br/cultura/2011/04/04/presidenta-leve-o-neojiba-a-china-e-a-namibia-para-ca/)


E estes são apenas alguns. Há muito mais que chegam por e-mail, facebook ou pessoalmente no final do espetáculo. 

Obrigado a todos!

Nenhum comentário: